Tempos houve em que, na Madeira, o diabo aparecia sob a forma de Cavalum.
A lenda de São Silvestre – Madeira

Aqui se conta um diálogo entre Nossa Senhora e São Silvestre e como nasceu a ilha da Madeira, a Pérola do Atlântico.
A lenda de Ladislau ou do Cavaleiro de Santa Catarina – Ponta do Sol

Esta é a história do misterioso Cavaleiro de Santa Catarina, que um dia aportou a Ponta do Sol. Que passado misterioso esconderia o nobre?
O segredo mais bem guardado

O segredo mais bem guardado da Madeira está mesmo ali ao lado a 43 quilómetros a nordeste: é a ilha de Porto Santo, com extensos areais e um clima seco e estável e uma temperatura da água que convida a um mergulho o ano inteiro.
As praias de muitas cores de Machico

Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira foram os primeiros a conhecer as terras de Machico, uma vez que foi aqui que, pela primeira, vez pisaram solo da ilha a que deram o nome. Os dois foram os primeiros, juntamente com todos os outros que com eles fizeram a viagem do continente, mas desses não se lembra a história.
A poesia em Ponta do Sol

Pode lá uma terra ter nome mais poético que Ponta do Sol? É aqui, no extremo sul da ilha da Madeira que pela primeira vez se vê o astro brilhante emergir do Atlântico depois do banho madrugador.
Chegar e ficar em Porto Moniz

Para dormir, podemos optar pelo turismo de habitação ou pelo parque de campismo que está implantado na foz da Ribeira da Janela, nome de curso de água e também de freguesia que se deve ao ilhéu fronteiro à foz e cuja configuração faz adivinhar uma janela.
Na Ribeira Brava provemos a Poncha

Na Serra d’Água bebamos a Poncha e em Fajã dos Frades o vinho malvasia. Convém não o fazer no mesmo dia ou que nos moderemos na degustação de cada um.
Berço do Bailinho da Madeira e do futebol

Quando os 22 sportsmen se dividiram em duas equipas e no Largo da Achada, depois de se cumprimentarem, deram início ao primeiro jogo de futebol que se realizou em Portugal, em 1875, estavam longe de imaginar que este jogo seria o mais importante desporto a nível mundial e que a sua maior estrela nasceria na Madeira.
Na capital da floresta Laurissilva

uba-se ao miradouro da Encumeada, ainda na Ribeira Brava e aprecie-se uma das mais impressionantes paisagens da ilha da Madeira, com as montanhas de cortar a respiração e os profundos vales onde o homem fez sua casa. Em São Vicente, que daqui se vê, a floresta Laurissilva mostra todo o seu esplendor.