Madeira, Porto Santo

O segredo mais bem guardado

O segredo mais bem guardado da Madeira está mesmo ali ao lado a 43 quilómetros a nordeste: é a ilha de Porto Santo, com extensos areais, um clima seco e estável e uma temperatura de água que convida a um mergulho o ano inteiro.

Apesar da sua proximidade com a ilha da Madeira, a pequena ilha de Porto Santo apresenta um grande contraste com a principal ilha do arquipélago. Onde ali tínhamos o verde, aqui temos os tons da terra; onde ali tínhamos os areais de um negro vulcânico, aqui temos os 9 quilómetros de areia dourada.

Com apenas 11,4 quilómetros de comprimento por 6 de largura, a ilha de Porto Santo convida a dias pacatos, explorando o seu território por veredas tratadas com esmero que nos levam a percorrer o seu relevo, a conhecer o norte mais acidentado.

Em Vila Baleira, a única sede de concelho do país que não deu nome ao seu território, celebra-se Cristóvão Colombo. O navegador genovês – ou será de Cuba? – viveu aqui após casar com Filipa Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, e aqui foi que começou a gizar a aventura que culminaria com a descoberta das Américas. A casa onde Colombo viveu é hoje um museu que homenageia a sua figura e lembra a sua passagem por Porto Santo.

A historiografia apologética do anterior regime atribui o nome da ilha a episódios da viagem de descoberta da Madeira, mas hoje sabe-se que não foi assim. Ainda antes de os portugueses se aventurarem por estas paragens, já na baixa Idade Média alguém tinha encontrado refúgio na ilha e dado-lhe o nome de Porto Santo. Não se sabe quem terá sido mas para o provar existe o chamado Atlas Medicis, de 1370, que já menciona Porto Santo.

2 Comments

  1. Segredo bem guardado porque será? na Madeira sabem bem porquê!

    Na minha opinião só vai deixar de ser segredo quando os lobis da Madeira adquirirem todos os terrenos junto á praia, e com isso vão limitando cada vez mais os acessos á praia.

    até já houve num hotel quem tentou afastar um transeunte daquela zona em frente ao Hotel.

    O Governo da república há muito tempo que esqueceu os portosantenses! São os Portugueses mais discriminados que eu conheço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos no Facebook