Há marionetas em Caminha este fim-de-semana

A vila de Caminha recebe este fim-de-semana, 1 e 2 de dezembro, a Maluga – Festa Luso-Galaica de Marionetas. Há espetáculos de rua, workshops e, até, o único circo de bananas do planeta. Para miúdos e graúdos.




Uma peça sobre um nabo gigante, um clown perdido numa viagem animada, circo de bananas e oficinas divertidas. Este é o maravilhoso mundo das marionetas portuguesas e galegas que este fim-de-semana desagua em Caminha.

A vila do Alto Minho é palco para a Festa Luso-Galaica da Marioneta, um evento pensado para miúdos e graúdos. Há espetáculos na rua e em sala e oficinas em que os mais novos podem construir as suas próprias marionetas.

As manhãs do evento serão preenchidas com as “oficinas divertidas”, que terão lugar a partir das 10H00, no edifício Paços do Concelho. No dia 1, terá lugar ‘O Fantástico Mundo das Sobras’ – construção de marionetas de sombras – a cargo do Krisálida e, no dia 2, ’Fios & Papel’ – construção de marionetas de fios – a cargo do Teatro de Marionetas Trécola. Estas oficinas dirigem-se a crianças com idades superiores a 4 anos.

Há marionetas para miudos e graúdos
As marionetas invadem Caminha este fim-de-semana

A tarde do dia 1 de dezembro é muito preenchida. Entre as 14H00 e as 17H00, na Praça Conselheiro Silva Torres, decorrerá o “Circo Máximo”, o “único circo de bananas do planeta”. Trata-se de uma animação de rua a cargo da Companhia Marimbondo, da Lousã, na qual todos os atores são, precisamente, bananas. Pelas 17H30, terá lugar o espetáculo “O Nabo Gigante”, pela companhia Partículas Elementares, de Ovar. Trata-se de um texto original de Alexis Tolstoi e tudo se passa num pequeno e bonito quintal tendo como protagonista um casal de velhinhos e, claro, um nabo gigante. Este espetáculo decorre no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

À semelhança da tarde de sábado, também a de domingo será repleta de animação. Pelas 15H00, decorrerá no Terreiro, o espetáculo de rua ‘HEAVEN’ de Daniel Gonçalves, um espetáculo onde um clown anda a deambular pela vida, carregando malas, carregando memórias, carregando situações muito divertidas!

A MALUGA encerra com a peça TOLITATES, apresentado pelo Teatro Marionetas Trécola, de Lugo (Galiza), no Valadares Teatro Municipal de Caminha. Trata-se de um espetáculo sem texto, que apresenta uma nova técnica de manipulação, misturando o teatro de objetos, marionetas de fios, bunraku e fantoches. As marionetas e os objetos transformam-se assim nos protagonistas da história, substituindo ao longo de 50 minutos as palavras pelas ação e música num lugar mágico, cheio de segredos e em que a figura do marionetista está oculta.

A MALUGA é organida pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho em parceria com a Câmara Municipal de Caminha. Durante os dias 1 e 2 de dezembro haverá um bus a funcionar em sistema de vai e vem entre Viana do Castelo e Caminha.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.