Centro, Entroncamento, Leiria-Fátima-Tomar

O Entroncamento e a ferrovia

A história do Entroncamento está intimamente ligada ao caminho de ferro. Em 1864 foi aqui que se fez a junção entre as linhas do Norte e do Leste e nasceu o Entroncamento ferroviário e o nó que deu nome à terra, lhe trouxe população e lhe definiu o destino durante todo o século XX.

O Entroncamento é terra da ferrovia. Aqui visite-se os antigos bairros dos ferroviários da Vila Verde, Bairro do Boneco e Bairro Camões. São típicos bairros operários do final do século XIX, princípio do século XX e destinavam-se aos funcionários dos caminhos de ferro. Andar por estes bairros é conhecer um pouco da história dos comboios portugueses, perceber como os camponeses que vieram do Alentejo e Beira Baixa se tornaram operários.

Há que conversar com os velhos ferroviários para se conhecerem as histórias que o passar dos comboios trouxe e que aqui se entrelaçam com as dos soldados que ao Entroncamento chegam, hoje menos, para seguir para os quartéis do polígono de Tancos.

Outra forma de conhecer a história do caminho de ferro em Portugal é visitar o Museu Nacional Ferroviário e conhecer a sua coleção. Do restaurado Comboio Presidencial ao anterior Comboio Real, das locomotivas a vapor a mais modernas composições, a coleção do  museu faz as delícias de miúdos de todas as idades.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos no Facebook