Acontece, Braga, Mafra

Palácio de Mafra e Bom Jesus de Braga finalmente Património Mundial

Palácio de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra e o santuário do Bom Jesus de Braga foram hoje inscritos na lista da UNESCO de sítios Património Mundial. Portugal passa assim a ter 17 sítios classificados.






O comité da UNESCO decidiu integrar o conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, jardim do Cerco e Tapada de Mafra como Património da Humanidade. A mesma distinção recebeu o Santuário do Bom Jesus, em Braga. A reunião decorreu em Baku, capital do Azerbeijão.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta decisão “é um motivo de regozijo para o Presidente da República e para todos os portugueses“.

O Chefe de Estado saúda “vivamente” os promotores destas candidaturas, “os autarcas, os diplomatas, as autoridades civis e eclesiásticas, e todos aqueles que, também na sociedade civil, ajudam a levar mais longe o património português físico, histórico, artístico, religioso ou intelectual“.

No mesmo sentido vai a reacção da ministra da Cultura, com Graça Fonseca a sublinhar “a importância destas distinções, que reconhecem a diversidade de dois magníficos monumentos portugueses, testemunhos vivos da nossa história, património e cultura“.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos no Facebook