Centro, Murtosa, Ria de Aveiro

A sustentável beleza da ria, do mar e da terra

O município da Murtosa espraia-se em pleno coração da ria de Aveiro, bem juntinho ao mar. Denominadores comuns de uma fauna e flora ricas, de elevada beleza e harmonia ambiental, os recursos hídricos são essenciais na sustentabilidade do concelho. Habitat natural de espécies, fonte de sustento, via de comunicação e local de repouso e lazer, por onde passa, a ria deixa a sua marca numa paisagem sem paralelo.

Também na gastronomia mantém o seu cunho, com a enguia e a lampreia a fazerem as ‘honras da casa’, a que se associam os chocos, os cricos e as tão conhecidas caldeiradas de peixe. A apanha do moliço recorda formas de adubar as terras de outrora num concelho caraterizadamente rural, que aposta na planura dos seus terrenos húmidos.

A Murtosa dos nossos dias partilha já a vanguarda tecnológica e um panorama recreativo e cultural de excelência. Os desportos náuticos atraem milhares de forasteiros a esta terra, que assiste, no mês de setembro, a uma autêntica ‘invasão’ – sobretudo de jovens -, graças ao famoso ‘S. Paio da Torreira’, praia que é um dos seus melhores ‘cartões de visita’.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Siga-nos no Facebook