Prepare-se, que este é um território de grandes desníveis e paisagens de fazer cortar a respiração. Em Vieira do Minho, temos as serras do Gerês e da Cabreira mas também os vales onde correm os rios Ave e Cávado. Há que aqui vir, porque a natureza fez-se generosa para estas gentes que retribuem bem recebendo quem cá vem.
Aqui está a albufeira do Ermelo e também as da Caniçada, Salamonde e Venda Nova; estão os moinhos que podem ser vistos nos caminhos que ladeiam o Ave entre Lamedo e Agra e que estão bem acompanhados pela cascata da Candosa e pelas pontes romanas.
Vá até Rubiães ver a ponte da Misarela e ouvir a lenda que lá se conta. Visite ainda os vários santuários dispersos pelo concelho, como o da Senhora da Orada e Senhora da Fé, e não perca o de Nossa Senhora da Lapa que aproveita a rocha. E deixe-se levar pelos caminhos das serras. Pode fazê-lo de automóvel, bicicleta ou até a pé.
Conheça as aldeias da serra da Cabreira de Agra, Campos, Lamalonga, Espindo e Zebral, com os seus fornos comunitários, os espigueiros e a arquitetura popular tradicional.