Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

O erro do mestre de obras

Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, em Borba

Anexa ao Convento das Servas, em pleno centro de Borba, a pequena capela barroca do Senhor Jesus dos Aflitos surpreende pela sua fachada em xadrez de mármore claro e escuro. Conta-se que tal originalidade terá tido origem num erro de um mestre de obras que danificou a fachada e assim tentou recuperar a sua credibilidade. O nome do mestre perdeu-se no tempo, mas três séculos depois ainda há quem vá a Borba ver a capela.

Estamos no triângulo do mármore e por isso a pedra foi usada na capela. A caminho de Vila Viçosa, as pedreiras ferem a paisagem, dando-lhe em simultâneo um cariz único. E como em Borba também se fala do vinho, prove-se o dito nos três produtores do concelho, de preferência acompanhado pelos bons petiscos alentejanos.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados