Bragança, Lendas, Norte, Terras de Trás-os-Montes

Lenda da Torre da Princesa – Bragança

As Lendas no Portugal de Lés a LésNum tempo em que Bragança ainda não se chamava assim, já lá havia o castelo de Bemquerença onde vivia com o senhor desse castelo uma linda princesa órfã, sua sobrinha.

A princesa apaixonou-se por um nobre e valente cavaleiro que também gostava muito dela. Este cavaleiro, porém, pertencia a uma família pobre e sabia que nessas condições não podia aspirar a casar com a princesa; por isso decidiu partir em busca de fortuna noutras paragens, prometendo-lhe só voltar quando se sentisse digno de a poder pedir em casamento ao seu tio.

Passaram-se anos com a princesa à espera do seu cavaleiro e recusando todas as propostas de casamento que lhe apareceram.

Farto desta situação, o seu tio decidiu casá-la com um nobre, seu amigo e muito rico.

Quando o tio apresentou à sobrinha o pretendente, ela imediatamente lhe disse que o seu coração pertencia a outro que havia de voltar um dia, o que deixou o tio e o seu amigo furiosos.

Mas, logo o seu tio pensou numa solução para a obrigar a casar e, para isso, durante a noite disfarçou-se de fantasma e entrou nos aposentos da sobrinha por uma das duas portas que estes tinham, assustando-a e dizendo-lhe que caso ela não casasse com o amigo do seu tio sofreria durante toda a vida enormes desgraças e toda a espécie de tormentos.

A princesa, naturalmente aterrorizada, estava quase a prometer ao fantasma que casaria com o amigo do tio quando a outra porta do quarto se abriu.

Por essa porta, apesar de ser de noite, entrou um raio de sol que iluminou o falso fantasma e denunciou a mentira do tio da princesa.

A partir de então a princesa nunca mais foi obrigada a quebrar a sua promessa e passou a viver recolhida na torre que ficou para sempre lembrada como a Torre da Princesa e aquelas duas portas ficaram a ser conhecidas pela Porta da Traição e a Porta do Sol.

5 Comments

  1. Tenho muita pena que nunca tenha sido contada a lenda toda…. Consta-se que a Princesa era alimentada por uma pomba …e como termina??? o cavaleiro voltou para casar com ela???
    É pena ,não sabermos a lenda do inicio ao fim? O castelo tem algum túnel subterranêo que seria usado pelos guerreiros em caso de “perigo”‘?Tantas coisas que gostava de saber sobre o “nosso ” Castelo…

  2. Cresci junto ao castelo e quando eu era garota, lembro de descer o POÇO DO CARACOL várias vezes. Agora está fechado, ñ entendo porquê.
    Descendo as escadas,do lado esquerdo,existia uma abertura, que agora está TAPADA,mas eu sempre tive vontade de explorar,pensando que me levaria a qualquer lugar.
    Nessa altura, não lembro de o castelo ter iluminação e lá no fundo muito menos. Lembro que só levavamos fósforos,às escondidas do guarda, mas como se apagavam facilmente por causa da falta de renovação do ar,nunca chegavamos onde gostaríamos…mas acredito que essa passagem fosse uma passagem de fuga.

    1. Mas o poço do Caracol não está fechado, foi só transformado. O que foi uma pena pois a gente gostava dele como ele era. O tunel é que foi fechado mas quando eu era uma menina já estava fechado.

      1. Ñ é possivel aceder ao Poço do Caracol. Ao cimo das escadas a passagem está vedada com uma corda. Pelo menos foi assim a última vez que visitei a Torre de Menagem. Antigamente ñ existia nada que impedisse a descida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Siga-nos no Facebook