Alto Minho, Melgaço, Norte

Lamas de Mouro: todos os campings deviam ser assim

Em Lamas de Mouro, mesmo na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, há um parque de campismo como todos deviam ser: sem alvéolos, sem tendas encostadas umas às outras e com muita sombra.




Este é um daqueles segredos que todos deveriam conhecer. O parque de campismo de Lamas de Mouro mantém uma áura de tranquilidade e de comunhão com a Natureza como poucos. Apesar de ter todas as comodidades que os modernos campings oferecem, proporciona uma sensação de paz como há poucos.

Conheço Lamas de Mouro há já mais de 25 anos. Na altura não passava de um apoio ao campismo. Voltei lá recentemente e fiquei surpreeendido por manter a mesma atmosfera que me tinha apaixonado. Mas hoje com muito melhores infra-estruturas.

Camping Lamas de Mouro
Os bungalows são muito confortáveis

À primeira vista, a grande diferença é o grupo de 6 bungalows que se encontram num dos topos do camping, mas à medida que o tempo vai passando, descubro outras. Antigamente, este era um local onde apenas era possível pôr a tenda debaixo de um grande vidoeiro, com sombra o dia todo. E isso já não era pouco. As árvores cresceram ainda mais e a sombra lá está, mas agora é-nos permitido também fazer actividades dentro do próprio camping.

Os bungalows de madeira têm capacidade para quatro adultos e duas crianças. Com dois quartos e uma pequena sala com cozinha equipada, são muito cómodos, tanto mais que o preço inclui a roupa de cama e o aquecimento. O alpendre que cada um tem é dos meus poisos favoritos. De noite ou durante o dia (já disse que aqui há sombra o dia inteiro?), sentar-mo-nos no varandim a ler ou a pôr em dia a boa-conversa – ou tão simplesmente deixar o tempo correr – é absolutamente relaxante.

O camping de Lamas de Mouro está inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês e a apenas meia dúzia de quilómetros de Castro Laboreiro, que é caso único no mundo. Aqui temos a comunhão entre a Natureza e o homem que a ela se soube adaptar. Para preencher melhor os nossos dias e conhecer melhor o território, impõe-se uma visita à sede de concelho, Melgaço.

O Parque de Campismo de Lamas de Mouro é agora gerido pela Montes de Laboreiro, uma empresa de alojamento e actividades de Natureza. Este é o seu quartel-general e daqui partem os grupos. Mas muitos ficam-se pelo próprio parque e pelo arvorismo, pelo rapel e pelo tiro com arco que é aqui possível fazer.

A Montes de Laboreiro tem um programa recheado de actividades que nos dão a conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês de uma forma muito íntima; dos workshops de pão castrejo às caminhadas com pastores, a oferta é variada. O Canyoning aproveita o rio Castro Laboreiro e é verdadeiramente a não perder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *