Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Norte

Derrotada, D. Teresa fugiu para o Castelo de Lanhoso

O Monte do Pilar, com o castro, o castelo e o santuário

No Monte do Pilar respiramos o ar puro e a história que nos trouxe até aqui. Olhamos para o horizonte e vemos também longe nos tempos. Naquele que é o maior monólito granítico da Península Ibérica há castros e castelos e uma vista de cortar o fôlego.

No alto do monte ergue-se o Castelo de Lanhoso, erigido no século X e onde D. Teresa procurou refúgio depois de perdida a batalha de São Mamede para o seu filho, D. Afonso Henriques. Lá está, também, o Santuário de Nossa Senhora do Pilar.

Já muito antes os povos procuravam a proteção do monte, como o demonstra o castro de Lanhoso, na sua encosta nascente. É visitável e tem alguns dos seus núcleos reconstruídos.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados