Receita de bacalhau com Queijo da Serra do restaurante Bem Haja
O bacalhau com Queijo da Serra, tal como é feito no restaurante Bem Haja, de Nelas, é de fácil confeção e extremamente saboroso. O segredo está – como quase sempre – na qualidade dos produtos.
Ingredientes
1 posta alta de bacalhau
3 fatias de Queijo da Serra
1 cebola
2 dentes de alho
3 batatas
Miolo de broa q.b.
Coentros q.b
1 pitada de pimenta branca
Azeite abundante.
Preparação
Demolha-se o bacalhau não excessivamente para manter o gosto a sal. Depois de demolhada, a posta deve ser envolta em papel para retirar o excesso de água. À parte, cortam-se as batatas em rodelas grossas e fritam-se.
Pica-se o miolo de broa e os coentros, mistura-se e reserva-se.
Cortam-se as cebolas às rodelas e os dentes de alho e faz-se um refogado com azeite, a que se junta uma pitada de pimenta branca, só para apaladar. Desliga-se o lume quando a cebola estiver translúcida.
Põe-se o bacalhau a fritar em azeite quente (devemos ser generosos), começando por colocar a parte com pele na frigideira.
Numa travessa alta, faz-se uma cama com a cebolada e coloca-se o bacalhau frito. A posta é coberta pelo picado de miolo de broa e coentros e cobre-se com as fatias de queijo. As batatas já fritas são dispostas parede da travessa. Vai ao forno a 200 graus celsius por 2 a 5 minutos, o tempo necessário para o queijo gratinar sem queimar.
O bacalhau com Queijo da Serra está pronto a ser servido.
Quando o bacalhau chega à mesa é uma festa, mas já antes os olhos rejubilaram. O restaurante Bem Haja, em Nelas, é um espaço acolhedor e muito bem decorado que aproveita um antigo lagar. Nas paredes, o bordeaux e as pedras das paredes originais conjugam-se para um ambiente perfeito.
À entrada, o comensal depara-se com uma longa mesa onde estão expostas as promessas para um delicioso final de refeição; as sobremesas dão-nos as boas-vindas mas não nos apressam, que este é um espaço para ser todo ele degustado.
O bacalhau com Queijo da Serra é a especialidade deste restaurante gerido por um simpático casal e com um serviço esmerado. Deve ser acompanhado com um branco do dão – ou não estivéssemos no centro da região demarcada – encorpado e de sabor intenso, para fazer frente a um prato de sabores acentuados.