Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

Os tapetes, o castelo e o convento

Arraiolos, Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos

Bordados em lã colorida sobre juta, algodão ou linho e de padrões simétricos, os Tapetes de Arraiolos são o ex-libris da vila e têm a sua origem certificada. Em Arraiolos, há que ver as artesãs trabalhar e conhecer o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos para aqui conhecer a sua história anterior ao século XV e as caraterísticas que o tornam único.

Mas aproveite-se também uma passagem pela vila para conhecer o seu castelo, fora de portas, e a igreja do Salvador rodeada de muralhas, bem como o Convento dos Loios – hoje pousada – construído no século XVI. Perto da sede do concelho, visite-se Santana do Campo que ocupa o mesmo lugar de uma povoação romana e em cuja estação arqueológica se pode ver um templo.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados