Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

O Entroncamento e a ferrovia

Museu Nacional Ferroviário

A história do Entroncamento está intimamente ligada ao caminho de ferro. Em 1864 foi aqui que se fez a junção entre as linhas do Norte e do Leste e nasceu o Entroncamento ferroviário e o nó que deu nome à terra, lhe trouxe população e lhe definiu o destino durante todo o século XX.

O Entroncamento é terra da ferrovia. Aqui visite-se os antigos bairros dos ferroviários da Vila Verde, Bairro do Boneco e Bairro Camões. São típicos bairros operários do final do século XIX, princípio do século XX e destinavam-se aos funcionários dos caminhos de ferro. Andar por estes bairros é conhecer um pouco da história dos comboios portugueses, perceber como os camponeses que vieram do Alentejo e Beira Baixa se tornaram operários.

Há que conversar com os velhos ferroviários para se conhecerem as histórias que o passar dos comboios trouxe e que aqui se entrelaçam com as dos soldados que ao Entroncamento chegam, hoje menos, para seguir para os quartéis do polígono de Tancos.

Outra forma de conhecer a história do caminho de ferro em Portugal é visitar o Museu Nacional Ferroviário e conhecer a sua coleção. Do restaurado Comboio Presidencial ao anterior Comboio Real, das locomotivas a vapor a mais modernas composições, a coleção do  museu faz as delícias de miúdos de todas as idades.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.

Ver comentários (0)

Artigos relacionados