Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Norte

Nas Terras do Demo, granito e castanha

© Asta D'Eça

Pelas terras altas e graníticas do concelho de Sernancelhe, o granito é a pedra utilizada na arquitetura civil e religiosa, robusta, muitas vezes cinzelada por mãos de artista nas fachadas das igrejas ou nas casas da fidalguia.

Na vila que não se esconde, a 650 metros de altura, olha-se para a paisagem e vemos o colorido do castanheiro. Porque se o granito é rei em Sernancelhe, a castanha é sua consorte e a importância na economia e gastronomia local é grande.

Estas são as Terras do Demo descritas por Aquilino Ribeiro, que aqui nasceu – em Carregal – em 1885. São Terras do Demo, por serem inóspitas, frias, pobres e fechadas que talharam as suas gentes.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados