Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Norte

Ir a Valpaços e comer o folar

O folar de Valpaços

Este folar de Valpaços é de fazer crescer água na boca. Cortado ao sair do forno, os aromas que liberta levam a saliva a libertar-se numa antecipação de prazer. Feito com massa enriquecida com ovos e cozida em forma, toda a sua magia encontra-se no interior.

Em Valpaços o folar é feito com um misto de carnes de porco. São carnes gordas salgadas, carnes secas e ainda a linguiça, o salpicão, a pá ou o presunto, que foram ao fumeiro.

Convém não abusar da broa antes de dar um mergulho em Valtelhas, Rabaçal e Sanfins, nas praias fluviais que por lá há. Aproveite-se ainda para subir ao santuário de Nossa Senhora da Saúde e, de lá, admirar a paisagem que se abre perante os nossos olhos.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados