O Alentejo recebe, de 6 a 12 de novembro, a 20ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente. Alter do Chão, Elvas, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor são os anfitriões das 35 equipas presentes. E a grande novidade é que pode voar à borla em qualquer destes locais. Saiba como.
Organizado pela Publibalão, uma das empresas pioneiras do balonismo em Portugal, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente é já um dos mais importantes da Europa. São 35 as equipas participantes que chegam de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo e todos os dias à voos abertos à participação da população. Só terá de chegar bem cedo e levar roupa confortável para ter uma experiência verdadeiramente inesquecível.
O festival vai pintar o céu de cinco localidades do Alentejo. Recebem o evento Alter do Chão, Elvas, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor. Este é, assim, um bom pretexto para conhecer estes territórios. E se tiver a sorte de voar, de os ver de uma perspectiva verdadeiramente única.
Os balões de ar quente são para si?
E as vertigens não são desculpa – sei-o por experiência própria. O medo das alturas acaba no preciso momento em que tiramos o pé da terra. Voar de balão de ar quente é uma experiência ao alcance de quase todos. A exceção são as grávidas, pessoas com problemas ósseos, epilépticos, com problemas cardíacos ou quem tenha sido operado à pouco tempo.
Se não estiver englobado em nenhuma destas categorias, então só tem de comparecer nos meeting point. A organização respeitará a ordem de chegada (mas atenção que sponsors e jornalistas têm prioridade), mas adverte que poderá ter de fazer ajustes para equilibrar o balão.
Mesmo crianças a partir dos sete anos poderão voar, desde que acompanhadas pelos pais e se tiverem um mínimo de um metro e quarenta e estatura física capaz de suportar eventuais impactos na descolagem e aterragem.
Como se pode ver, a maioria de nós cumpre os parâmetros para entrar num balão de ar quente e voar. Qualquer um pode assistir aos voos.
Onde são os voos
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente começa no dia 6 com a receção às equipas participantes e os voos abertos começam logo no dia 7. Há dois voos por dia, um logo pela fresquinha, com encontro marcado às 6. 45 da manhã, e outro às 14.45.
Nos dias 7 e 8 de novembro, o encontro é em Fronteira, na Reta do 24 Horas todo-o-terreno de Fronteira (coordenadas GPS 39º03’02.9”N 7º38’17.6”W). No dia 9 voa-se a partir de Monforte, com o meeting point a ser na Zona do rossio de Monforte (Coordenadas: 39º03’22.1”N 7º26’31.0”W).
Dia 10 de novembro o Festival Internacional de Balões de Ar Quente ruma a Elvas, em zona ainda a definir e que será anunciada na página do Facebook do evento. No dia 11 de novembro, as 35 equipas deslocam-se para Alter do Chão e o ponto de encontro é na Zona Industrial (Coordenadas: 39º11’27.1”N 7º39’50.6”W). Finalmente, no dia 12 é a vez de Ponte de Sor receber o festival, em zona também ainda a definir.