Bacalhau à Lagareiro
O nome Bacalhau à Lagareiro diz tudo sobre este prato que nasceu na Beira e se espalhou por todo o país. Era confecionado nos fornos dos lagares, por alturas do azeite novo, em outubro, quando a azeitona era moída para extrair o nectar. Provava-se assim o azeite. Esta é uma das mais tradicionais e saborosas receitas de bacalhau e é-nos contada por Maria dos Anjos Lourenço, cozinheira da Tapada das Safras, restaurante à saída de Alpalhão, Nisa.
Ingredientes:
Bacalhau – postas do lombo
Azeite
4 dentes de alho
1 kg de Batata
Um ramo de salsa
Sal q.b.
Preparação:
Lavam-se as batatas com cuidado e sem retirar a casca levam-se a assar sem gorduras com muito sal durante uma hora em forno forte.
Pegam-se nas cabeças de alho e picam-se. Faz-se o mesmo com a salsa.
Colocam-se as postas de bacalhau previamente demolhadas (atenção que devem ser grossas) num tabuleiro de ir ao forno.
Espalha-se o alho picado pelas postas de bacalhau e deita-se o azeite até se ter uma cama com uns dois dedos. Vai a assar com o forno a 200 graus durante meia-hora, sendo o bacalhau regado regularmente com o azeite que está no tabuleiro. Controle bem os tempos de entrada no forno para que o bacalhau e as batatas fiquem prontos em simultâneo.
Quando as batatas estiverem cozinhadas, abrem-se com um murro. Emprate-se tendo o cuidado de se ser generoso com o azeite que é aquele em que o bacalhau foi cozinhado. Polvilhe-se com um pouco de salsa para dar cor.