Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

A sustentável beleza da ria, do mar e da terra

Ria de Aveiro

O município da Murtosa espraia-se em pleno coração da ria de Aveiro, bem juntinho ao mar. Denominadores comuns de uma fauna e flora ricas, de elevada beleza e harmonia ambiental, os recursos hídricos são essenciais na sustentabilidade do concelho. Habitat natural de espécies, fonte de sustento, via de comunicação e local de repouso e lazer, por onde passa, a ria deixa a sua marca numa paisagem sem paralelo.

Também na gastronomia mantém o seu cunho, com a enguia e a lampreia a fazerem as ‘honras da casa’, a que se associam os chocos, os cricos e as tão conhecidas caldeiradas de peixe. A apanha do moliço recorda formas de adubar as terras de outrora num concelho caraterizadamente rural, que aposta na planura dos seus terrenos húmidos.

A Murtosa dos nossos dias partilha já a vanguarda tecnológica e um panorama recreativo e cultural de excelência. Os desportos náuticos atraem milhares de forasteiros a esta terra, que assiste, no mês de setembro, a uma autêntica ‘invasão’ – sobretudo de jovens -, graças ao famoso ‘S. Paio da Torreira’, praia que é um dos seus melhores ‘cartões de visita’.

Previous ArticleNext Article
Ângela Amorim: Gosta de pessoas, de as ouvir e de contar as suas histórias, e por isso se tornou jornalista. Fez toda a sua vida profissional em terras de Entre Douro e Vouga por opção, porque não é apenas nos grandes palcos que se conhecem grandes protagonistas e em todo o lado há histórias que merecem ser contadas. Jornalista, chefe de redação e diretora de vários meios de comunicação social regionais ou dirigidos às comunidades portuguesas.

Ver comentários (0)

Artigos relacionados