Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Norte

A Citânia de Sanfins

Citânia de Sanfins, Paços de Ferreira

É a Capital do Móvel e só por isso já era merecida a visita, mas Paços de Ferreira é muito mais do que a indústria que a tornou célebre. É de imprescindível visita a Citânia de Sanfins, um dos mais importantes vestígios da cultura castreja de todo o noroeste peninsular.

Com cerca de 15 hectares, a Citânia de Sanfins começou a ser ocupada no século III antes da nossa era e é um dos mais completos castros que chegaram até nós, com mais de 150 edificações circulares e quadrangulares protegidas por várias linhas de muralhas. Conheça-se mais desta cultura e dos achados na citânia ao percorrer o museu no Solar dos Brandões, ou Casa da Igreja.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados