Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

Um concelho colorido pela natureza

As extensas praias de Ovar onde ainda se pratica a arte xávega

Entre o azul reluzente do mar, o esmeraldino da ria, o amarelo quente do sol e o verde fresco dos pinhais, se estendem numerosos pousos vareiros, convidativos ao convívio e ao lazer. Extensões enormes de areal e dunas fazem, ainda, parte dos inúmeros encantos do concelho de Ovar, rico em praias, com a particularidade da sua ligação à mata, uma atração de rara beleza, única do género no litoral português.

A sua história relata estórias com fortes vínculos à Arte Xávega, à apanha do moliço, à salga e conservação do pescado, com uma área urbana já noutros tempos rica na sua componente cerâmica, que faz dos azulejos de fachada um dos principais ex-libris do património edificado de Ovar.

Previous ArticleNext Article
Ângela Amorim: Gosta de pessoas, de as ouvir e de contar as suas histórias, e por isso se tornou jornalista. Fez toda a sua vida profissional em terras de Entre Douro e Vouga por opção, porque não é apenas nos grandes palcos que se conhecem grandes protagonistas e em todo o lado há histórias que merecem ser contadas. Jornalista, chefe de redação e diretora de vários meios de comunicação social regionais ou dirigidos às comunidades portuguesas.
Artigos relacionados