O plangaio é um enchido que apenas encontramos em terras de Proença-a-Nova, mais concretamente em Sobreira Formosa. A meio caminho entre a farinheira e o butelo transmontano, o enchido é feito com gordura de porco, farinha e pedaços de carnes com osso postos dentro da bexiga do porco e fumado.
Tradicionalmente serve-se cozido com hortaliças, mas João Branco, chef do restaurante do hotel da Amoras, criou um prato onde conjuga os sabores do plangaio com outros menos habituais.
João Branco conhece o plangaio desde que se conhece porque este era o prato do Entrudo em casa dos seus avós. Agora reinventou-o para o servir no restaurante Amoras. É dele a seguinte receita:
Ingredientes:
1 plangaio
3 tiras de abacaxi
½ courgete
Para o molho:
50g de mostarda
30g de mel
100g de natas com 35% de matéria gorta
1 pitada de orégãos
1 pitada de sal
1 pitada de pimento fumado (pode ser susbstituído por colorau)
Preparação:
O plangaio é cozido ao vapor durante 2 horas a 90 graus para que a pele não rebente e depois aberto e a carne separada dos ossos, enforma-se em doses individuais.
O abacaxi e a courgete são grelhados em grelha que esteja bem quente para que não peguem. Dependendo da fonte de calor, aconselha-se que fique a aquecer durante cerca de 40 minutos.
Para a preparação do molho coloca-se tudo em simultâneo num tacho até aquecer e deixar reduzir um pouco. Ficará pronto quando saír o pico da mostarda.
O prato acompanha com batatas noisete.
Este é um enchido único no país, mas que pode ser adquirido na loja online Proença a Nova Origem, que tem produtos com certificação local. A marca é promovida pela Câmara Municipal e tem como objetivo promover os produtos tradicionais e de origem local de Proença-a-Nova, ou serviços que os incorporem. O plangaio é, obviamente, um dos produtos que se pode encontrar na loja online e habitualmente é cozido e acompanhado com legumes da época.