Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

Por Porto Côvo e terras de Vasco da Gama

Porto Covo, Sines

Carlos Tê escreveu a letra da música de Rui Veloso que fez com que Porto Côvo deixasse de ser um segredo bem guardado e passasse a património de todos. Mas a bela aldeia do concelho de Sines soube manter o seu caráter e é, ainda hoje, muito bela e ponto de arribação para quem procura as suas muitas praias pequenas. São Torpes, Vieirinha e Ilha do Pessegueiro constam também do quadro de honra da Costa Vicentina.

Em Sines, na sede de concelho, sigamos os passos de Vasco da Gama. Visitemos a Casa que leva o seu nome, instalada na Torre de Menagem onde, segundo alguns, terá nascido o navegador. É certo que é natural de Sines, mas o seu berço perdeu-se nas brumas da história. Continuemos pelo castelo onde passou a infância, sigamos à Igreja Matriz onde recebeu a “prima tonsura” e terminemos na Igreja de Nossa Senhora das Salas, cuja reconstrução ordenou.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados