Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

O castelo, os fortes e a judiaria

Azenhas de Santa Cruz ©CM Torres Vedras

Torres Vedras dá nome à linha defensiva mandada construir por Wellington no século XIX por ser o ponto mais a norte das três linhas de fortificações que defendiam Lisboa e os fortes de São Vicente e de Olheiros estão lá para o testemunhar.

No centro histórico da vila, há que visitar o castelo cujas primeiras muralhas terão sido construídas pelos árabes, calcorrear as ruas e conhecer os diversos momentos da história da cidade que nos foram deixados sob a forma de arquitetura, bem como a judiaria de uma só rua, hoje a rua dos Celeiros de Santa Maria. O concelho tem 20 quilómetros de costa, sendo Santa Cruz a mais conhecida das suas praias.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados