Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Acontece

Dez dias gastronómicos em Arraiolos

empada de arraiolos

A vila de Arraiolos acolhe, a partir de hoje, mais uma Mostra Gastronómica. Já na sua décima sétima edição, o evento inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o 9º Festival da Empada de Arraiolos. Até 6 de Novembro, os sabores do concelho estão no pavilhão Multiusos local.

Mais uma vez, a empada – agora registada – vai ser a rainha das festividades, a par com os melhores pratos das mesas arraiolenses e, claro, com o ícone de artesanato local que pode ser admirado e adquirido: o Tapete de Arraiolos, além de todo um programa recheado de momentos de convívio, animação e cultura.

No decorrer da Mostra Gastronómica haverá todos os dias demonstrações de confeção de empadas, o petisco que em Arraiolos ganha outros sabores, bem como provas de vinhos produzidos no concelho alentejano.

A mostra gastronómica é assim um bom pretexto para uma visita a Arraiolos e para se conhecer a sua história, o seu património e a sua cultura. Não se perca o centro interpretativo dos Tapetes de Arraiolos.

No plano musical, os Atoni abrem o palco a 28 de Outubro, 22h30, seguindo-se DJ Zinko noite fora. O cante alentejano tem lugar com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, a 29 de Outubro, pelas 14h00. No dia seguinte, e à mesma hora, luzes para o Trio Campaniça e à noite, a vez da Banda Sul. A Banda Karisma, a 31 Outubro, anima o palco a partir das 22h30. Dia de Novembro, Os Aguarela do Divor mostram dotes musicais às 14h00 e, por fim, a 4 de Novembro, Miguel Gameiro & Pólo Norte sobem ao palco às 22h30

São 10 dias onde todo o concelho de Arraiolos se mostra e convida, contando com a participação da restauração local, comércio de tapetes e tapeteiras, empresas vínicas e exposições do legado de gerações.

Depois de o ano passado a Mostra Gastronómica ter tido vinte mil participantes, a autarquia espera este ano atingir cerca de 25 mil visitantes, numa iniciativa que é promovida com vista à divulgação e promoção das potencialidades do concelho.

Previous ArticleNext Article
Hit the road:
Artigos relacionados