Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

A Lampantana e os invasores franceses

Moinho da Sula, Mortágua

Nas terceiras invasões francesas, a batalha do Buçaco não travou o ímpeto do exército napoleónico mas foi fundamental para o desgastar. Os dois generais em contenda montaram os seus postos de comando em moinhos no território de Mortágua. Deste acontecimento histórico diz a tradição que ficou um prato que enche as medidas a quem demanda ao concelho: a Lampantana.

A Lampantana é em tudo semelhante à Chanfana, mas a carne utilizada é a de ovelha que é cozinhada em vinho numa caçoila de barro  acompanhada por batata e grelos. Que tem isto a ver com as invasões francesas? Conta-se que com a chegada dos exércitos de Massena a população envenenou as águas para que não servissem ao invasor e foi obrigada a cozinhar com vinho.

Reserve-se a Lampantana para o final de um dia por terras de Mortágua, entre as serras do Caramulo e do Buçaco. Espreite-se a paisagem no miradouro do Moinho da Sula e aproveite-se para conhecer as quedas de água das Paredes ou a aldeia de xisto de Tojeira e para relaxar junto à albufeira da Aguieira.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados