Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

A gruta do Escoural

Gruta do Escoural

Na Herdade da Sala, a poucos quilómetros da vila de Santiago do Escoural, a gruta do Escoural é o único exemplo conhecido de gravuras e pinturas rupestres do Paleolítico Superior no nosso país e – por isso mesmo – local de visita obrigatória.

Para o preservar, o acesso a este tesouro só é possível por marcação prévia, que deverá ser feita no Centro de Interpretação situado na povoação do concelho de Montemor-o-Novo. Combinada a visita, comece-se pelo centro, para se saber o que se vai ver. E o que se verá são vestígios de ocupação humana com 50 mil anos. A gruta começou por servir de habitação, milénios depois foi santuário e acabou cemitério. São vários os motivos da arte rupestre, mas o que predomina são os equídeos e os bovinos.

O contacto para marcação de visitas é o 266 857 000

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados