Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

A cidade branca do Alentejo

Estremoz, a cidade branca

Envolta pelas suas duas linhas de muralhas, Estremoz é um dos mais fortes cartazes do Alentejo e merece visita demorada. Na cidade branca, seja no conjunto monumental da Alcáçova, com o seu Paço Real e a Capela da Rainha Santa, ou no casario que se espraia a partir do Largo do Rossio, o património edificado é de grande qualidade e pede olhar atento durante a visita.

Em Estremoz, visitemos o Claustro Manuelino do Convento das Maltezas ou a Igreja de São Francisco com o túmulo de Vasco Esteves de Gatuz, do século XIV. E já que estamos no Rossio, olhemos para a fachada do Café Águias, um edifício Arte Nova de janelas todas diferentes. Mas não nos fiquemos pela sede do concelho, partamos à descoberta de Vieiros e Évoramonte. Foi em Évoramonte que foi assinada a convenção que terminou com a guerra civil que no século XIX opôs absolutistas e liberais.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados