Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

Sabores com aroma a maresia

Praia da Vagueira

Vagos chama a atenção dos olhares mais desatentos pelas suas magníficas paisagens de uma riqueza florística e faunística excecional. Daí parte deste concelho estar classificado como Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, no âmbito da Rede Natura 2000.

O mar, a ria e os numerosos recursos hídricos que atravessam o seu território tornam-na uma terra de sabores e aromas intensos, caraterizada por uma gastronomia que satisfaz os ‘melhores garfos’. Às caldeiradas de peixe fresquinho, saído da tradicional Arte Xávega, que ainda se pratica nas suas praias, juntam-se verdadeiros ‘banquetes’ de marisco a par das famosas enguias. Das suas terras férteis saem bons legumes para acompanhar os assados de coelho, a chanfana de carneiro na caçoila de barro, as papas de abóbora, os rojões, as sainhas, o sarrabulho e até o leitão à Bairrada.

Como se tudo isto não bastasse, Vagos dispõe ainda de vários equipamentos e complexos turísticos que são, eles mesmos, ótimos motivos para uma visita.

Previous ArticleNext Article
Ângela Amorim: Gosta de pessoas, de as ouvir e de contar as suas histórias, e por isso se tornou jornalista. Fez toda a sua vida profissional em terras de Entre Douro e Vouga por opção, porque não é apenas nos grandes palcos que se conhecem grandes protagonistas e em todo o lado há histórias que merecem ser contadas. Jornalista, chefe de redação e diretora de vários meios de comunicação social regionais ou dirigidos às comunidades portuguesas.
Artigos relacionados