Portugal de Lés a Lés

 

Receita de Sopa Seca – Margem, Gavião

Sopa Seca

Este é um prato de carnes várias, forte e próprio para momentos de convívio, e de sabor bem genuíno. É uma daquelas receitas que deve ser degustada com calma, numa roda de amigos onde a conversa flui generosa. Vamos então à receita para quatro pessoas, que nos foi ensinada por Florinda Nunces, cozinheira do Centro Social de Margem:

Ingredientes da Sopa Seca

Florinda Nunes, cozinheira do Centro Social de Margem

1 chouriça

1 peito de Galinha

1 chispe de porco

1/2 lombo seco

1 chouriço grosso (paio)

1 pão tradicional com dois dias (tipo alentejano de preferência)

1 cebola picada

Carnes desfiadas e misturadas

2 dentes de alho

1 copo de vinho branco

1 ramo de salsa

1 ramo de hortelã

Preparação

Começa-se a preparar dois dias antes. Salga-se o chispe e deixa-se a ganhar sabor de um dia para o outro. Depois é lavado para retirar o excesso de sal.

Para a cozedura, ponha-se na água a cebola picada, os dentes de alho, a hortelã e a salsa. Tenha-se em atenção que não é necessário pôr-se sal, por causa do chipe e do tempero dos enchidos. Colocam-se as carnes todas a cozer em simultâneo e quando estão no ponto retiram-se e reserva-se o caldo.




Depois de cozidas, desfiam-se e misturam,-se as carnes e o caldo é coado num passador para tirar todos os resíduos da carne, posto o que se retifica o tempero.

O pão é cortado em fatias pequenas e finas e coloca-se a cobrir o fundo de uma travessa. Já quando não se vir o fundo da travessa põe-se as carnes em todo o prato. Coloca-se uma rodela de limão e fatias de chouriço a enfeitar e muita hortelã, que cortará a gordura e acentuará o sabor do prato.

Rega-se então o prato com o caldo, tendo o cuidado de não pôr muito. Depois, no prato, cada um acrescentará a gosto.

E aí está a receita da Sopa Seca. Simples e muito saborosa, podendo ser adaptada e feita em casa com facilidade. Bom proveito!

Onde e quando comer a Sopa Seca de Margem

A sopa seca de Margem pode ser comida no restaurante do Parque de Lazer da Ribeira da Venda, em Comenda, nos fins-de-semana do verão. Este agradável espaço de lazer é gerido pelo Centro Social de Margem. Depois de uma refeição, aproveite-se para desmoer nas margens arborizadas da pequena ribeira, ou apenas aproveitando a sombra para deixar o estômago trabalhar sozinho.

Fora do período estival, pode contactar o Posto de Turismo de Gavião (241 639 070), que Florinda Nunes e as suas colegas terão todo o prazer em confecionar uma Sopa Seca para um grupo. Mas já sabe, há que reservar com pelo menos três dias de antecedência.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados