Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Centro

História e cultura em Castelo Branco

© Nuno Tavares

O jardim barroco do Paço Episcopal é um dos ex-libris de Castelo Branco, com as suas cascatas e repuxos, com o recorte cuidado das suas sebes e a estatuária. Mas a cidade tem muito mais para oferecer. Do lago com a sua praia ao moderno centro cívico da Devesa, temos promessa de horas bem passadas.

Se o tempo estiver inclemente, entremos no Museu Cargaleiro, que homenageia a obra de um dos mais importantes artistas do século 20; conheçamos o castelo templário e o convento de Santo António dos Capuchos e percamo-nos nas ruas observando os edifícios quinhentistas com as suas portas e janelas que ostentam a riqueza dos mercadores que as mandaram construir.

Mas percamos também tempo a saborear a gastronomia e a conversa com os albicastrenses.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados