Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Norte

As piocas das Fisgas de Ermelo

Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto

Em pleno Parque Natural do Alvão, junto a Mondim de Basto, o rio Olo corre calmamente até se precipitar naquelas que são das maiores cascatas da Europa. As Fisgas de Ermelo têm um desnível de cerca de 400 metros e são das mais belas paisagens do parque.

Chegar a Ermelo e seguir em direção às fisgas é agora fácil com o novo percurso pedrestre devidamente assinalado, mas desde sempre que são um dos pontos que mais gente atrai. Chamam às quedas de água fisgas porque foi aqui que o Olo se “enfisgou” pelas rochas quartzíticas para vencer o desnível e continuar livre para correr até à sua foz. Nas Fisgas do Ermelo não nos limitamos a admirar a paisagem, podemos mergulhar nela. Literalmente.

A montante e a jusante da queda de água existem duas lagoas naturais, as piocas. O fato de banho é imprescindível para um mergulho refrescante nas águas cristalinas.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados