Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Açores

Os nomes das sete lagoas

©A.A

São sete as lagoas que as caldeiras dos vulcões extintos acolheram. São as caldeiras Branca, Negra, Seca, Comprida, Funda, Rasa e Lomba. Todas juntas um bom pretexto para conhecer em pormenor a ilha das Flores.

Se outros motivos fossem necessários, há ainda a Fajãzinha de que o nome diz quase tudo. É pequena, mas tem uma vintena de cascatas, a mais alta com a água a precipitar-se de uma altura de 300 metros. E também a imponente Rocha dos Bordões com as suas vertentes abruptas de prismas basálticos ou ainda o Poço do Bacalhau ou a Gruta do Enxaréu, onde se entra de barco.

E, claro está, há as pessoas e suas tradições, a gastronomia e o artesanato. E o omnipresente mar, que nos Açores nos convida a nadar, a mergulhar ou a conhecer as espécies que lá vivem ou que por lá passam.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados