Portugal de Lés a Lés

 

    Categorias: Alentejo

Da Carrasqueira à cripta arqueológica

Cais palafítico da Carrasqueira, Alcácer do Sal

É na Carrasqueira, na margem esquerda do Sado, que entra pelo rio dentro o maior cais palafítico da Europa que ainda hoje permite aos pescadores seguirem na sua faina diária. É também no Sado que a Pinto Luísa, a Amendoeira e o Sal, galeões do sal, sulcam as águas em passeios que levam a conhecer o rio e os campos de arroz, os flamingos e as salinas que deram nome à terra.

Em Alcácer do Sal visite-se também a cidade, a subir a encosta até ao castelo, percorra-se o casario e desça-se até à cripta arqueológica, de caraterísticas únicas. Converse-se com as suas gentes e prove-se as iguarias que preparam. Aqui, a gastronomia junta o rio, o mar e a terra e a doçaria é afamada.

Previous ArticleNext Article
Jorge Montez: Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.
Artigos relacionados