Algarve, Lagoa (Algarve), Vinhos e Gastronomia

Vinho e Arte, a marca da Quinta dos Vales

Em Estombar, no concelho de Lagoa, ali quase, quase a ver o mar, o alemão Karl Heinz Stock encontrou o seu paraíso: a Quinta dos Vales. São 44 hectares (cerca de 18 com vinha) onde a produção de vinho se cruza com as esculturas do empresário que em 2007 escolheu o Algarve para viver. O turismo esteve sempre presente no projeto, com os eventos, as provas de vinhos e os alojamentos, que já somam sete unidades, mas ainda vão ser mais.

As primeiras vinhas foram plantadas na propriedade do concelho de Lagoa na década de 1980 por uma família de industriais do norte, pouco tempo depois a adega foi fundada. Com vendas de vinho a granel em toda a década de 1990, os primeiros vinhos comerciais foram lançados em 2003. Mas só em 2007, quando o empresário alemão Karl Heinz Stock comprou a quinta e começou a produzir vinhos com a marca Marquês dos Vales, aliando o vinho à sua paixão pela arte, é que a quinta começou realmente o seu percurso como produtor de vinho de qualidade.

Selecta Tinto, Branco e Rosé (a gama de entrada); – Selecta Tinto Reserva; – Primeira Selecção Tinto, Branco e Rosé (os blends premium); – DUO Tinto, Branco e Rosé (combinações de duas castas); – Grace Vineyard Tinto e Branco (os blends de topo); – Elegant Grace (um blend especial de topo); – Grace monovarietais (geralmente produzidos apenas em anos em que as variedades atinjam excecional qualidade), brancos: Grace Alvarinho, Grace Antão Vaz, Grace Arinto, Grace Verdelho, Grace Viognier; e tinto: Grace Touriga Nacional; – Vinho Licoroso Touriga Nacional.
Conheça os vinhos com a marca Marquês dos Vales:
– Dialog Ursus Tinto e Branco (gama de entrada); – Dialog Elephantus Tinto, Branco e Rosé (gama premium); – Dialog Hippopotamus Tinto e Branco (gama premium); – Dialog Tinto e Branco (blends de topo); – Dialog Secretum Branco (Vinho Laranja – em que o mosto foi deixado a macerar com as películas);
Conheça os Dialog – disponível apenas para restauração:

A qualidade é, aliás, a principal meta de Karl Stock: “o nosso objetivo é investir na qualidade e não na quantidade”. E este investimento já deu frutos. Os vinhos da Quinta dos Vales têm consecutivamente ganho o ‘título’ de “O Melhor Vinho do Algarve”, no Concurso de Vinhos do Algarve, entre outras distinções em concursos nacionais e internacionais. Em termos de quantidade, apesar de a quinta não a privilegiar, está entre os cinco maiores produtores da região, que tem cerca de 30 produtores.

Hoje “temos 26,06ha de vinhas (7,7ha dos quais em duas vinhas fora da propriedade em Silves com 2,2ha e Lagoa com 5,5ha)”, conta Karl Heinz Stock ao Portugal de Lés a Lés, com castas tintas nacionais e internacionais (Touriga Nacional, Castelão, Aragonês, Touriga Franca, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot) e brancas (Arinto, Alvarinho, Verdelho, Viognier, Antão Vaz, Malvasia Fina e Síria).

O vinho veio assim juntar-se ao amor de Karl Stock pela escultura, um hobby de há muito. Além das exposições permanentes e temporárias por toda a quinta, desde 2009 já houve mais de 25 exposições de esculturas do empresário alemão, incluindo instalações de Graces (as mulheres ‘roliças’ que são a marca de Karl Stock), Dança dos Ursos, Passion, Reunião dos Touros e a Árvore de Elefantes. Mas atualmente na quinta já podem ver-se também instalações de outros artistas a convite do proprietário.

Uma quinta aberta a eventos e enoturismo

Os eventos, aliados à arte e ao vinho, estão presentes no projeto da Quinta dos Vales desde o início e têm sido a área que regista o maior crescimento. Por isso, o espaço total para eventos como casamentos, festas e eventos corporativos, cresceu para 500 pessoas sentadas, porque a somar à sala de provas (60 pessoas) e ao terraço panorâmico (120 pessoas sentadas, 300 em eventos volantes) a par da construção da nova cave, por cima, Karl Stock criou também a Cave de Bacchus, um pavilhão que oferece até 200 lugares sentados, sendo a capacidade facilmente aumentada para 320 através da utilização do espaço exterior.

A quinta concluiu também em 2015 o novo Terraço do Picadeiro: um espaço exterior, ideal para eventos ao ar livre, festas privadas e barbecues, recebendo cerca de 25.000 visitantes por ano, para visitas à quinta e adega e provas de vinho, incluindo no evento Porta Aberta, que se realiza anualmente “na primeira semana de abril, onde apresentamos os novos vinhos das nossas marcas próprias ‘Marquês dos Vales’ e ‘Dialog’ oferecendo aos visitantes a possibilidade de os provarem em ‘primeira mão’”, afirma o empresário, salientando que “o evento tem sempre uma interessante feira de produtos regionais bem como outros artigos e serviços selecionados, contando também com diversos espetáculos e atividades e ainda zonas de alimentação”.

Os enoturistas que visitem a Quinta dos Vales podem fazer provas de três vinhos (com ou sem snack regional) com visita guiada à adega, mas também visitas guiadas às vinhas e área dos animais (a quinta tem uma área de ‘zoo’), bem como almoços e jantares de degustação.

“Além disso, temos atualmente disponíveis sete unidades de alojamento com capacidade total para 36 adultos e até dez crianças. A moradia “The 4 Seasons” (uma V6 com capacidade para 12 adultos e até quatro crianças) e a “Casa Margarida” (uma V2 com capacidade para quatro adultos e uma criança) têm piscinas privadas e usufruem de total privacidade no centro da propriedade”, explica o proprietário da Quinta dos Vales.

“As unidades “The Four Winds” (quatro apartamentos T2 com área de lavandaria e barbecue partilhada) e a “Casa Sol” (apartamento T2 duplex junto às áreas de eventos do “Terraço Panorâmico” e “Sala de Provas”) usufruem da piscina comum na propriedade”, adianta.

Karl Stock diz-nos ainda que está “a planear dois projetos separados de Turismo Rural a serem executados de forma faseada. Na primeira fase iremos aumentar o número de quartos disponíveis de 18 para 40. Na segunda fase iremos acrescentar mais 20 quartos, a executar nos próximos 3-4 anos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *