Centro, Figueiró dos Vinhos, Região de Coimbra, Reportagem

Varanda do Casal: boa comida com paisagem a acompanhar em Figueiró dos Vinhos

A vista é deslumbrante e a comida feita com mão de mestre. Na aldeia de xisto de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, o restaurante Varanda do Casal junta uma localização de exceção ao bom gosto da sala e ao amor posto em cada prato.




O nome é óbvio. Situado mesmo à entrada da aldeia de Casal de São Simão, o restaurante abre-se em vistas sobre as encostas que protegem o vale e os telhados do casario da cuidada aldeia de xisto. É óbvio, dizemos, mas apenas porque a arquitetura do espaço tirou todo o partido da localização. O Varanda do Casal é uma sala retangular em que três das quatro paredes são completamente forradas a vidro. Estamos no restaurante e parece estarmos lá fora.

A nossa visita foi posterior ao incêndio de 17 de junho. Com esta série de reportagens, mos-tramos que continua a ser possível ter boas experiências na zona afetada. Fazer turismo também pode ser uma forma de solidariedade

Na cozinha onde pontua Maria Antunes, a primazia é para os pratos tradicionais desta zona do Pinhal Interior, mas os comensais também podem optar por um caril de gambas, memórias das primeiras aventuras da família na restauração na ilha de Luanda.

Uma bateria de entradas
Bateria de entradas

A ementa é pequena. Dois pratos de peixe e três de carne. Mas a refeição, para ser a preceito, deverá começar com as entradas. Às pataniscas de bacalhau juntam-se um sortido de enchidos da região, a cachola da matança e cogumelos silvestres. Um leque de entradas acompanhado por pão de mistura feito na casa em forno de lenha que não se encontra todos os dias.

Para pratos principais, o Varanda do Casal propõe dois de peixe e três de carne. Provámos a Tiborna de Bacalhau e a Chanfana, mas há ainda a vitela no tacho assada em forno de lenha e acompanhada com batata corada e legumes e o churrasco de porco preto, em que os secretos são servidos com arroz de feijão e migas.

Boa comida com paisagem a acompanhar
A Tiborna de Bacalhau é a especialidade da casa

A Tiborna de Bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da zona. Feito originalmente para nos lagares acompanhar a prova do azeite novo, é hoje em muitas casas de Figueiró dos Vinhos a comida de Natal. Bacalhau grelhado em lascas, batata a murro, muito azeite, cebola e alho fazem desta tibornada um prato especial que é acompanhado por migas de couve, feijão frade e broa. A Tiborna de Bacalhau é a especialidade da casa.

Em terras do Pinhal Interior não podia faltar a chanfana. O prato de cabra velha cozinhado em vinho tinto é aqui particularmente saboroso. A carne desfaz-se na boca e o apuro do cozinhado está no ponto. Um dos truques, confessa-nos Renato Antunes, o gerente da Varanda do Casal, é serem as peças preparadas na casa, retirando-se toda a gordura que pode estragar irremediavelmente o prato. A chanfana, por ser um prato intenso, é acompanhado por batata e legumes cozidos.

Depois dos sabores fortes da cozinha tradicional cozinhada por mãos de mestra, a refeição pede sobremesas. E na Varanda do Casal não são apenas o final da refeição para adoçar a boca. São elas também tratadas com esmero.

Provámos uma deliciosa torta de laranja e uma tigelada com mel de urze, ambas cozinhadas em forno de lenha, e ainda um bolo de bolacha com manteiga e café. A apresentação das sobremesas já permitia sonhar e o sabor de cada uma delas correspondeu inteiramente às expetativas.

Acompanhámos a refeição com um Quinta dos Termos garrafeira tinto que se mostrou o acompanhamento perfeito para uma refeição de truz.

O Varandas do Casal tem uma carta de vinhos com mais de 150 referências de todas as regiões do país. Renato Antunes pode ajudar na escolha do vinho para acompanhar a refeição.

O preço médio de uma refeição no Varanda do Casal ronda os 18/19 euros, o que se revela uma excelente relação qualidade/preço. O restaurante é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Encerra à segunda-feira nos meses de julho, agosto e setembro e às segundas e terças no resto do ano. À excelência da comida junta-se um serviço simpático e profissional. E uma vista de deslumbrar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *