Macedo de Cavaleiros, Receitas, Terras de Trás-os-Montes, Vinhos e Gastronomia

Receita de grelos doces

Uma sobremesa feita com grelos pode não parecer lógica, mas grelos doces é um prato tradicional do nordeste transmontano de que se foi perdendo a memória. Em Macedo de Cavaleiros, a receita foi relembrada por causa da Semana do Grelo, o festival gastronómico de nome malandreco que acontece por alturas do Carnaval.




Nessa semana, os restaurantes aderentes usam os grelos das mais variadas formas e até sobremesas foram inventadas. O Festival do Grelo é já hoje um motivo para se ir a Terras de Cavaleiros por esta altura. O outro motivo é só a mais tradicional das festividades: os caretos de Podence.

Susana Santos, a cozinheira e proprietária do excelente Real Domus, aproveitou o desafio da edilidade e lembrou-se da sobremesa que lhe davam em casa, quando era miúda. De preparação muito simples e económica, os grelos doces são uma sobremesa diferente com que podemos surpreender os amigos. Aqui fica a receita:

Os grelos doces são uma receita tradicional
Uma mesa feita à base de grelos

Ingredientes:

100 gramas de grelos

200 mililitros de leite

2 gemas

1 colher de farinha

Açúcar a gosto

Preparação:

Escolhe-se a zona mais tenra dos grelos, junto às folhas e lamina-se, e põem-se a cozer. Depois de cozinhados, escorre-se a água. Põe-se então em leite e junta-se-lhe açúcar a gosto. Deixa-se ferver e engrossa-se com uma colher de farinha. Mexe-se até ficar uniforme.

Tira-se do lume e acrescenta-se duas gemas de ovo, mexendo-se uma vez mais.

Pode ser polvilhado com canela.

Como se vê, é difícil ser mais fácil e económico. Os grelos doces são um prato “com que se adoçava a boca das crianças” no nordeste transmontano. Agora voltaram a ver a luz do dia graças à Semana do Grelo que pelo Carnaval é hoje já mais um motivo para se ir a Macedo de Cavaleiros. Na edição de 2017 aderiram já 12 restaurantes do concelho e os resultados são, por vezes, surpreendentes.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *