Centro, Pampilhosa da Serra, Região de Coimbra

Pampilhosa da Serra é um tributo à floresta

Na Serra do Açor, recortado por profundos vales e majestosos picos, está Pampilhosa da Serra, um território em que se inspira natureza. Subir aos Meandros do Zêzere e ver o rio abrir caminho serpenteando por entre montes e colinas ou ver a barragem de Santa Luzia são experiências que convidam à introspeção.

Aqui há aldeias de xisto, inúmeras rotas pedestres, praias fluviais e 122 quilómetros de trilhos para se fazer de bicicleta, havendo mesmo um centro de BTT, com balneários e estação de serviço. Percorramos os caminhos, vejamos os moinhos ainda em funcionamento, conheçamos as aldeias e as suas gentes. Aqui temos Santa Luzia e o Alto do Ceira, as duas albufeiras, e os rios Zêzere, Ceira e Unhais. Não é pois de estranhar que também haja praias fluviais: são elas Pampilhosa da Serra, Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia.

Jorge Montez
Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.