Açores, Povoação, São Miguel

O Vale das Furnas

O cheiro a enxofre que paira no ar não engana: esta é uma zona vulcânica ativa e um dos ex-libris da ilha de São Miguel e dos Açores. As Furnas, com as suas fumarolas, o lago, os jardins e, claro, o cozido.

As fumarolas, os geisers e as águas ferrosas avermelhadas emprestam à paisagem uma atmosfera primordial. O vale das Furnas, no concelho de Povoação, é incontornável em qualquer roteiro pela maior ilha dos Açores. É tempo de passear por entre caldeiras, enquanto se espera o cozido que se encomendou horas antes.

Conheça-se o o Observatório Microbiano dos Açores e visite-se o vulcão das Furnas. A caminho, ponto de paragem obrigatória no miradouro do Pico do Ferro com vista sobre a lagoa e no do Salto do Cavalo, de onde se avista a sede do concelho, Povoação. Este é um dos três vulcões centrais ativos na ilha e aconchega a Lagoa das Furnas de bela paisagem que convida à paz de espírito.

Aproveite-se que o cozido ainda está a apurar dentro de terra para relaxar no Parque Terra Nostra, cujos jardins são considerados uns dos mais belos gizados no século XVIII, e onde se pode entrar na piscina de água ferrosa e quente.

Se já passaram 5 ou 6 horas, é hora de ver o cozido sair da terra que este é o tempo que o vapor das fumarolas leva a pôr as carnes e os vegetais no ponto. Se for feito a preceito – devidamente embrulhado em pano e couves – não terá sabores de enxofre.