Douro, Mesão Frio, Norte

O miradouro de São Silvestre

A 530 metros de altitude, o miradouro de São Silvestre, perto de Mesão Frio, abre-se para uma paisagem grandiosa, com o rio Douro lá em baixo. Daqui, é possível abarcar com a vista uma grande extensão de território, onde predomina a vinha mas em que também encontramos olivais, manchas de pinhal e alguns bosques, tudo pontilhado – se for tempo disso – com o amarelo da giesta.

Com sorte, podemos observar o voo de uma rapina e num relançe descobrir uma marta, um coelho, um gato-bravo ou mesmo uma raposa. Este é um bom ponto de partida para explorarmos o concelho e conhecermos Mesão Frio, os moinhos tradicionais da praia fluvial do Teixeira ou o castro de Cidadelhe.

Jorge Montez
Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.