Acontece, Lisboa

Lisboa é a melhor cidade para a Wallpaper Magazine

A Wallpaper Magazine, uma das mais prestigiadas publicações na área do design a nível internacional, elegeu Lisboa como a melhor cidade. Para a atribuição do prémio foi fundamental a abertura do novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, mas todo o programa de regeneração urbana da frente ribeirinha, a primeira edição da ARCOLisboa e a Trienal de Arquitetura são também destacadas.

É mais um prémio de prestígio para Portugal que está, definitivamente, na mira das publicações internacionais. A Wallpaper Magazine atribuiu o Design Award 2017 a Lisboa na categoria de melhor cidade. A cidade do Tejo bateu urbes como São Francisco (EUA) ou Viena (Áustria).

Para o júri do prémio, “a capital portuguesa está num processo cultural e arquitetónico após um processo de regeneração que se estende do centro à zona ribeirinha da Baixa. O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia projetado por Amanda Levete é um novo ícone para a cidade”.

Mas para a atribuição do prémio é também destacado o novo terminal de cruzeiros da autoria de Carrilho da Graça, sendo ainda assinalados “o surgimento de um mercado turístico de valor elevado, com a abertura recente de vários hotéis de luxo, como o Palácio do Governador e o Memmo Príncipe Real”.

O júri dos Design Awards 2017 destaca ainda o novo Museu dos Coches, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vários hotéis e restaurantes em fase de construção e as ofertas culturais compostas pela Fundação Gulbenkian, Central Tejo, Teatro Thalia e Cortiço & Netos.

Esta não é a primeira vez que a publicação olha para Portugal. Em 2009, Viana do Castelo tinha já sido considerada a Meca da arquitetura moderna e, mais recentemente, em 2015, a marca Vista Alegre tinha vencido o prémio na categoria “Best Coffee and Cake”.

Curiosamente, a autora do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, considerado pelos jurados como o “novo ícone da cidade” é, também ela, membro do júri.