Açores, Nordeste, São Miguel

Em Nordeste a ver as vistas

As terras do Nordeste são tidas como das mais belas da ilha de São Miguel, nos Açores, o que não é coisa fácil numa ilha de paisagens idílicas. Por isso, aproveitemos os muitos miradouros que por lá há para aferir da veracidade da afirmação, com a certeza de que o que os nossos olhos virem nos deslumbrará.

Se há miradouros com nomes que falam da sua localização, como o do Adro da Igreja, na Achada, outros há que evocam atividades antigas, como o da Vigia das Baleias, em Algarvia. Daqui se dava o alerta sempre que o cetáceo era avistado nos mares da ilha. Temos também o miradouro da Ponta do Estorninho, em Salga, e o miradouro do Pesqueiro, em Feteira Grande, de onde se avista o Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha. Já em Santo António, encoste o carro na Borda da Ladeira e admire toda a costa norte da ilha.

Não perca ainda aqueles que são autênticos cartões de visita do concelho do Nordeste e deixe-se encantar pelas vistas do Pico do Bartolomeu, do Miradouro da Tronqueira, e dos mais poéticos Ponta do Sossego e Ponta da Madrugada.

Mas não se fique pelas vistas. Percorra a paisagem, seguindo pelos trilhos da Reserva Florestal do Recreio da Cancela e do Pico da Vara, que levará até ao topo da ilha, ou o trilho da Lomba da Fazenda. No parque da Ribeira dos Caldeirões, visite a cascata e o conjunto de moinhos de água.

Um pouco por todo o território encontrará os Treatos do Espírito Santo, singulares construções dedicadas à mais importante devoção dos ilhéus de São Miguel.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *