Madeira, Santa Cruz

Berço do Bailinho da Madeira e do futebol

Quando os 22 sportsmen se dividiram em duas equipas e no Largo da Achada, depois de se cumprimentarem, deram início ao primeiro jogo de futebol que se realizou em Portugal, em 1875, estavam longe de imaginar que este jogo seria o mais importante desporto a nível mundial e que a sua maior estrela nasceria na Madeira.

Esta é apenas uma curiosidade sobre a Camacha, a pequena vila do concelho de Santa  Cruz, que é uma das mais emblemáticas e visitada por turistas, pela pacatez das suas ruas e pelo folclore. Ao fim e ao cabo, é aqui o berço do Bailinho da Madeira e a capital do artesanato de vime madeirense.

Amantes do mergulho de todo o mundo procuram as águas transparentes da Reserva Natural do Garajau, a única exclusivamente marinha em Portugal, onde é possível contactar com mantas e peixes grandes mas inofensivos. Fica na Ponta do Garajau, que ganhou o nome do pássaro que aí nidifica em grandes quantidades, e em cujo promontório foi edificada a estátua do Cristo Rei. Daqui veem-se as ilhas Desertas.

Jorge Montez
Nasceu e fez-se jornalista em Lisboa, mas quando o século ainda era outro decidiu mudar-se de armas e bagagens para Viana do Castelo. É repórter. Viveu três meses em Sarajevo quando os Balcãs estavam a aprender os primeiros passos da paz, ouviu o som mais íntimo da terra na erupção da Ilha do Fogo e passou cerca de um ano pelos caminhos do Oriente.