Receitas, Vinhos e Gastronomia

Bacalhau à Lagareiro

O nome Bacalhau à Lagareiro diz tudo sobre este prato que nasceu na Beira e se espalhou por todo o país. Era confecionado nos fornos dos lagares, por alturas do azeite novo, em outubro, quando a azeitona era moída para extrair o nectar. Provava-se assim o azeite. Esta é uma das mais tradicionais e saborosas receitas de bacalhau e é-nos contada por Maria dos Anjos Lourenço, cozinheira da Tapada das Safras, restaurante à saída de Alpalhão, Nisa.

 

Bacalhau à Lagareiro - Quinta das Safras
Ingredientes do Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes:

Bacalhau – postas do lombo

Azeite

4 dentes de alho

1 kg de Batata

Um ramo de salsa

Sal q.b.

Preparação:

Lavam-se as batatas com cuidado e sem retirar a casca levam-se a assar sem gorduras com muito sal durante uma hora em forno forte.

Pegam-se nas cabeças de alho e picam-se. Faz-se o mesmo com a salsa.

Colocam-se as postas de bacalhau previamente demolhadas (atenção que devem ser grossas) num tabuleiro de ir ao forno.

Espalha-se o alho picado pelas postas de bacalhau e deita-se o azeite até se ter uma cama com uns dois dedos. Vai a assar com o forno a 200 graus durante meia-hora, sendo o bacalhau regado regularmente com o azeite que está no tabuleiro. Controle bem os tempos de entrada no forno para que o bacalhau e as batatas fiquem prontos em simultâneo.

Quando as batatas estiverem cozinhadas, abrem-se com um murro. Emprate-se tendo o cuidado de se ser generoso com o azeite que é aquele em que o bacalhau foi cozinhado. Polvilhe-se com um pouco de salsa para dar cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *